Exames

Potencial evocado auditivo de tronco cerebral (BERA)

Voltar
Potencial evocado auditivo de tronco cerebral (BERA)

Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral (PEATE ou BERA) – pesquisa da integridade funcional das vias auditivas até tronco encefálico e pesquisa de limiar auditivo.

É o exame auditivo que registra a atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. Basicamente o PEATE (BERA) deve ser indicado para identificar anormalidades neurológicas do nervo auditivo até o tronco encefálico e para estimar o limiar auditivo.

O exame é realizado com o paciente deitado em uma maca e a colocação de eletrodos na testa e atrás das orelhas e colocação de fones de ouvido. O equipamento emitirá um som que ira percorrer o nervo auditivo para chegar ao cérebro. Ele vai gerar um potencial (chamado potencial evocado auditivo) que é captado pelo equipamento e transformado em dados em um computador para posteriormente serem analisados e interpretados pelo fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.

O PEATE(BERA) pode ser realizado em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos, acordado ou dormindo (sono natural ou sedação), contanto que estejam tranqüilos e não haja muita movimentação.

Indicações: diminuição da audição, zumbido, tumores cerebrais de fossa posterior, esclerose múltipla