Obesidade: crianças pequenas consomem porção de tamanho adulto

Obesidade: crianças pequenas consomem porção de tamanho adulto

Os pais estão alimentando os filhos em excesso e isso pode aumentar o risco de obesidade. É o que sugere uma pesquisa britânica encomendada pelo Fórum da Infância e da Criança (ITF, na sigla em inglês), instituição especializada em nutrição e desenvolvimento na infância. De acordo com o levantamento, 79% das crianças com idade entre 1 e 4 anos recebem porções maiores do que o recomendado para sua idade.

A pesquisa pediu que 1.000 pais olhassem para fotos de alimentos e selecionassem o tamanho das porções que dão a seus filhos. Os pesquisadores perguntaram também com que frequência os pais davam certos alimentos, como guloseimas e frituras, às crianças.

Os resultados mostraram que 10% dos pais dão aos seus filhos uma porção de espaguete à bolonhesa ou sanduíche de queijo que seria adequada para um adulto.  Cerca de 71% dos pais também ofereciam rotineiramente a seus filhos uma porção maior de batatas fritas do que o recomendado — e com frequência. Quase metade (45%) também disse oferecer o alimento a seus filhos entre duas e três vezes por semana, 17% de quatro a seis vezes e 6% diariamente. Apenas um quinto disse dar batatas fritas às crianças apenas uma vez por semana.